Vídeo aula sobre vida e obra de Paulo Leminski inspira atividades

Professora Meriliane Lima, 6° e 7° anos. Colégio Sagrada Família de Palmeira.

As turmas de sexto e sétimo anos do Colégio Sagrada Família de Palmeira, orientados pela professora Meriliane Lima, conheceram uma pouco da obra do poeta curitibano Paulo Leminski através de vídeo aula do Portal aRede e outros materiais apresentados pela professora.

O trabalho com gênero textual poemas já está previsto dentro do cronograma de conteúdo das turmas, e aproveitando o tema, a professora propôs primeiramente uma atividade de pesquisa sobre o poeta, escritor, tradutor e professor brasileiro Paulo Leminski (1944-1989), que nasceu em Curitiba, Paraná, no dia 24 de agosto de 1944. Filho de Paulo Leminski, militar de origem polonesa, e Áurea Pereira Mendes, de descendência africana, Leminski fez uma poesia sem compromisso, e destacou-se com “Catatau”, obra “maldita” marcada por exacerbado experimentalismo linguístico e narrativo.

Além aprender mais sobre o gênero textual poema, muitos alunos que ainda não conheciam o autor puderam conhecer e aprender sobre ele.

Após a pesquisa solicitada, os alunos compartilharam com os colegas as informações adquiridas, depois assistiram a vídeo aula do Portal aRede e em seguida produziram material ilustrativo com base na obra Toda poesia, do autor. A turma do sétimo ano ficou responsável por reproduzir alguns dos poemas e ilustrá-los, para posteriormente expô-los em um varal literário.

Já o sexto ano, declamou alguns haikais de autoria de Paulo Leminski o que originou um vídeo em homenagem ao autor.

O Haicai, também chamado de “Haiku” ou “Haikai”, é um poema curto de origem japonesa, cultura essa que desperta grande interesse de muitos alunos.

A palavra haicai é formada por dois termos “hai” (brincadeira, gracejo) e “kai” (harmonia, realização), ou seja, representa um poema humorístico. Essa forma poética foi criada no século XVI e acabou se popularizando pelo mundo e encontrou representantes no Brasil, como o poeta Paulo Leminski. Apesar de serem poemas concisos e objetivos, os haicais possuem grande carga poética.

O trabalho foi bastante produtivo e interessante, os alunos se envolveram e ficaram curiosos por descobrir mais sobre o autor e suas obras. Além disso, tinham o desafio de passar adiante o conhecimento que adquiriram com a família, amigos e pessoas próximas, pois como bem disse o filósofo Confúcio, “a essência do conhecimento consiste em aplicá-lo, uma vez possuído.”

























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lendas locais

VIDEOAULAS DO PROJETO VAMOS LER INSPIRAM PRODUÇÕES TEXTUAIS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM TURMAS DE SÉTIMOS ANOS

EMPATIA É TEMA DE ATIVIDADE