Teoria aliada a prática em estudos sobre o gênero peça teatral

Professora Meriliane Lima, 7° ano. Colégio Sagrada Família de Palmeira.

Os alunos do sétimo ano do Colégio Sagrada Família de Palmeira desenvolvem atividade prática de dramatização de peça teatral para ilustrar o estudo de conteúdo já previsto para a série em questão, na disciplina de Língua portuguesa, sob orientação da professora Meriliane Lima.

O trabalho com o gênero textual previa a leitura de peças teatrais para exemplificar o conteúdo, assim como perceber as características pertencentes ao gênero dramático como também é conhecido. É um texto escrito com o objetivo de ser encenado, dramatizado. Quem escreve peças teatrais é chamado de dramaturgo. Geralmente, essas peças seguem um esquema narrativo bem similar à estrutura dos textos narrativos, mas divididas em “atos” para separar mudanças de ação, de cenário ou personagens, por exemplo. Nesse gênero, as personagens estão em constante diálogo, enquanto o narrador apenas situa os espectadores a respeito de alguns espaços, tempos e acontecimentos. Outra característica do roteiro teatral é a presença das rubricas, que são pequenos comentários ou orientações por escrito. Elas têm a função de conduzir uma ação que será executada, fazer indicações cênicas, ou servir como um lembrete para uso posterior aos atores no momento da encenação.

O trabalho com o gênero também contou com a encenação de uma peça de teatro que pertenceu a um projeto de leitura que é tradição no colégio. A peça dramatizada foi inspirada na obra O mágico de Oz, de L. Frank Baum, e envolveu toda a classe nos ensaios, organização e preparação do cenário. Dessa forma o conteúdo e aproxima da prática e torna-se mais relevante, além de exigir leitura, preparação e treinar a oratória, já que a peça foi apresentada para o restante da escola. O resultado foi encantador e me deixou extremamente orgulhosa pelo envolvimento e dedicação de forma geral.
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lendas locais

VIDEOAULAS DO PROJETO VAMOS LER INSPIRAM PRODUÇÕES TEXTUAIS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM TURMAS DE SÉTIMOS ANOS

EMPATIA É TEMA DE ATIVIDADE