Leitura e produção de jogos

Professora Meriliane Lima, 6° e 7° anos. Colégio Sagrada Família de Palmeira.

Atividade complementar à leitura de paradidáticos estimula a imaginação dos alunos

Uma atividade promovida pela professora Meriliane Lima, com turmas de sextos e sétimos anos do Colégio Sagrada Família de Palmeira, termina em jogos produzidos pelos alunos, diversão e muita criatividade.

Após a leitura dos paradidáticos programados para a disciplina, a professora propôs que os alunos organizados em equipes produzissem jogos baseados no enredo das obras. Para a turma sexto ano, a obra escolhida foi A Invenção de Hugo Cabret, de Brian Selznick. Obra esta que conta a história de Hugo, um garoto de 12 anos que vive numa estação de trem em Paris no começo do século 20. Seu pai, um relojoeiro que trabalha em um museu, morre pouco depois de mostrar a Hugo a sua última descoberta: um autômato. Hugo faz amizade com uma jovem que tem uma chave que cabe no fecho existente no robô. É o início de uma surpreendente aventura.

Para o sétimo ano, a obra escolhida foi a peça O Santo e a Porca, de Ariano Suassuna. Esta é uma peça teatral, do gênero comédia, escrita pelo escritor paraibano em 1957, abordando o tema da avareza, pois o impasse se dá quando o protagonista pensa que irá perder todo o dinheiro que guardava numa porca de madeira. Apesar de ser uma comédia, o texto promove uma reflexão sobre a relação do ser humano com o mundo físico (representado pela porca) e o espiritual (representado por Santo Antônio).

A atividade consistia em usar as informações da obra para compor jogos, que depois seriam apresentados aos demais, para que as equipes pudessem o seu jogo e também se divertir com os jogos produzidos pelos demais.

As produções ficaram excepcionais, mostrando o ótimo desempenho e o comprometimento dos alunos. Dentre os jogos escolhidos e produzidos estavam jogos de tabuleiro com questões a serem respondidas de diferentes níveis, e ainda jogos em plataformas digitais como Kahoot e jogos eletrônicos como Minecraft.

O resultado foi bastante satisfatório, e a união da leitura à atividade dinâmica foi uma aposta bastante assertiva.


























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lendas locais

EMPATIA É TEMA DE ATIVIDADE

VIDEOAULA ESTAÇÕES DO ANO: VAMOS LER TRAZ CARACTERÍSTICAS DA PRIMAVERA