Dengue – Vamos combater essa doença!

Professora Denise Swiech Roth, 8º e 9º Anos. Colégio Sagrada Família de Palmeira.

Segue a preocupação da população com a dengue e para tirarmos todas as dúvidas sobre essa doença e de como evitá-la, os alunos do 8º e 9º anos, sob orientação da professora Denise desenvolveram um trabalho de pesquisa e discussões sobre o tema, após assistirem a videoaula “Dengue – Vamos combater essa Doença” do Projeto “Vamos Ler” - Jornal da Manhã.

Os alunos do 8º ano e 9º ano discutiram primeiramente a respeito da doença e de como ela está se propagando de forma rápida pelo nosso Estado e as causas desse aumento. Ainda nessa discussão, comentaram sobre familiares e conhecidos os quais tiveram a doença e como foram os sintomas; inclusive uma aluna do 8º ano, Julia Passoni, teve recentemente a dengue e contou tudo o que sentiu, e quais foram os procedimentos adotados pelos médicos que a atenderam. Também discutiram a importância de usar o repelente e pesquisaram como fazê-lo de forma “caseira”.

Os alunos do 8º ano juntamente com a professora Denise desenvolveram cartazes com alertas e cuidados que devemos ter não somente em nossas residências como também em nossa cidade. Estarmos atentos com praças, riachos que “cortam” a cidade”, lugares onde se praticam esporte ao ar livre, cemitérios, casas/prédios abandonados ou em situações de locação e venda, entre outros que podem acumular água e ser um possível foco da doença.

Mostraram-se interessados em saber como e para quem fazer denúncias sobre o acúmulo de água e da importância da população em fazer a sua parte no combate à dengue. A partir dos dados estatísticos do número de vacinas e vacinados na videoaula, ampliaram a pesquisa para saber mais sobre a disponibilidade do imunizante para a população.

Igualmente se procedeu com a turma do 9º ano que após todo o trabalho de pesquisa aprofundou o conhecimento sobre a doença desde a etimologia das palavras “Aedes Aegypti” e de entrevistas com profissionais da área da saúde como o professor de Ciências André Luis Garcia, a farmacêutica Larissa Peretti e Juliane Nadal Dias Swiech, graduada em Farmácia com especialização em Bioquímica pela UEPG e Doutora em Ciências Farmacêuticas pela UFPR.

Também realizaram entrevistas com pessoas que tiveram a doença e depois de todo o trabalho de investigação produziram o jornal “Nono News”, com perguntas selecionadas pelos alunos e algumas de destaques como os tipos de dengue, qual o mais grave, as formas de contaminação direta e indireta e a possibilidade de contaminação pelos 4 tipos da doença e as medicações a serem evitadas no tratamento da doença. A produção se fez através de vídeos gravados por eles em diversos locais.

Empolgados com o resultado da produção do “Nono News”, pretendem postar em redes sociais para que o conteúdo criado por eles, adolescentes, alcancem mais pessoas para fazer a diferença em nossa cidade e, por que não, no Brasil todo.

























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lendas locais

VIDEOAULAS DO PROJETO VAMOS LER INSPIRAM PRODUÇÕES TEXTUAIS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM TURMAS DE SÉTIMOS ANOS

EMPATIA É TEMA DE ATIVIDADE