Inteligência emocional

Professora Denise Swiech Roth, 8º e 9º Anos. Colégio Sagrada Família de Palmeira.


A importância de trabalhar inteligência emocional dentro da escola se faz necessária, pois esses indivíduos estão inseridos em sociedade e devem deter conhecimento de competências socioemocionais importantes como a empatia, a comunicação não violenta e a resolução pacífica de conflitos, em um ambiente permeado de interações sociais.

Depois de observarem a videoaula do Projeto Vamos Ler e IMM sobre o tema, com a terapeuta Maria Angelica, os alunos dos 8 e 9 anos expuseram sobre suas relações na escola e de como se comportavam diante de uma situação-problema, como por exemplo tirar dúvidas com algum professor e demonstrar medo ou preferir ficar com a dúvida para não se sentir constrangido.

Também com suas relações de amizades e trabalhos em grupo, o que geralmente frustra alguns alunos por fazerem o trabalho sozinhos ou por determinado discente que se nega a fazer, porém quer a mesma nota como se o tivesse realizado e sempre arruma uma boa desculpa para não o ter feito. E situações externas à escola, contudo os afeta no desenvolvimento escolar.

Os alunos interagiram ao teste que a terapeuta Maria Angelica rapidamente aplicou em sua explicação sobre inteligência emocional, abordando a percepção emocional, facilitação emocional do pensamento - saber identificar a natureza das emoções - , a compreensão emocional, e a gestão emocional - manter as emoções sobre equilíbrio e desenvolver relações interpessoais mais saudáveis.

Ambas as turmas conseguiram entender a diferença entre sentimentos e emoções. A turma do 9º ano expôs através da linguagem não verbal, os “emojis”, como se sentiam no seu processo escolar desde o início do ano letivo e realizaram um teste “online” sobre o tema.

Já os e de o 8º ano, também através dos “emojis”, demonstraram seus sentimentos e emoções de um final de semana. Neste projeto, em especial, os alunos se sentiram mais relaxados em expressar suas sensações e sentimentos com figuras.

Trabalhar competências socioemocionais são fundamentais para estabelecer relacionamentos saudáveis e positivos com colegas, professores e outros colaboradores da escola, criando um ambiente educacional acolhedor para todos.

Ficou claro para todos principalmente sobre o termo empatia que não é se colocar no lugar do outro, pois isso nunca será possível. Todos sentimos de maneira diferentes; no entanto, reconhecer o que o outro está sentindo e saber respeitar.





























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Lendas locais

VIDEOAULAS DO PROJETO VAMOS LER INSPIRAM PRODUÇÕES TEXTUAIS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM TURMAS DE SÉTIMOS ANOS

EMPATIA É TEMA DE ATIVIDADE